terça-feira, 14 de março de 2017

SUPRIMICIDADES


Com “Quadro Indigo” (Junho 1990) a linha passa a definir o espaço e a forma. A linha passa a ser luz. O processo artístico uma mera revelação, um desocultar do que nos é vedado. O artista primeiro cria o motivo, oculta-o e depois revela-o. Primeiro cobre de tinta o motivo e depois retira-a com um pincel de pelo curto. A ausência de motivo pode levar à transformação de uma imagem pré-existente. É o que acontece em “Quadro Indigo”. O motivo, a forma, é criada durante o processo de revelação.
Na “Suprimicidade” a revelação é dada apenas sobre o fundo, o espaço onde se insere a forma. Aqui a forma é sombra no meio da luz, e, neste aspecto, existe, pelo menos no plano objectivo, uma conjugação similar ao “Conceptualismo Simbólico”. Se a luz é transparência a forma é sombra, resistência à transparência, à intelegibilidade, ao racionalismo. No entanto, a partir de “Quadro Cinza” a forma tende para o inteligível, tende a evidenciar a ideia da pré-história e, neste ponto, as formas abstractizantes (que se situavam algures entre o abstracto e a representação) perdem a força abstracta, tornam-se inteligíveis, transparentes. Agora são elas que nos abrem as portas ao oculto, são elas que destapam o visível, entrando em concorrência com o trabalho de revelação do autor. É como se estas formas procurassem ganhar autonomia em relação ao trabalho do pintor. No entanto, este processo de revelação pictórica só é possível aos que dominam os desejos do vôo. E, de facto, todos os monstros têm asas e sabem voar “Quadro Vermelho”).
“Superimicidade é a arte do vôo, da transparência, do inalcançável. A Suprimicidade é o imaterial absoluto. E o imaterial tende para a luz, para o espaço. O espaço que engole e digere as formas, como as nossas sensações devoram os objectos. Por este facto, as formas se diluem nos meus quadros, perdem objectividade” (“Diário 1991”, manuscrito, pág. 24). 

Monstro Pré-Histórico verde, 1990
Óleo s/ Tela


Quadro Indigo, 1990
Óleo s/ Tela
Quadro Verde, 1990
Óleo s/ Tela
Quadro Cinza, 1990
Óleo s/ Tela
Estudo p/ Quadro Azul, 1990
Pastel s/ papel
Estudo p/ Quadro Azul, 1990
Pastel s/ papel
Pássaro em Castanho, 1990
Óleo s/ Tela

Sem comentários:

Enviar um comentário